O que é o mercado livre de energia elétrica?
2022-07-15Para que você possa compreender melhor a respeito do assunto que iremos tratar hoje, vamos começar falando sobre seus conceitos básicos. Existem dois ambientes de comercialização no Brasil de energia elétrica: Ambiente de Contratação Regulado – ACR (mercado cativo) e o Ambiente de Contratação Livre – ACL (mercado livre.
No mercado cativo, ocorrem leilões onde a energia é comprada pelas Distribuidoras de Energia, os leilões são promovidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) ou pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), obedecendo as regras do Ministério de Minas e Energia (MME). No ACR, o consumidor fica limitado a comprar a energia da concessionária que abrange sua região, não havendo possibilidade de escolher outra. Consequentemente, a concessionária dita o valor do serviço de geração, transmissão e distribuição de energia, acrescido das bandeiras tarifárias na conta de energia.
Já no mercado livre o ambiente se torna mais competitivo, visto que os participantes podem negociar a contratação de eletricidade e todas as condições, como preço, fornecedor, quantidade de energia, período, pagamento, por meio de contratos bilaterais. A principal vantagem se dá devido a possibilidade de negociar a energia elétrica com o melhor custo benefício.
Essas são as principais características desses dois mercados e para podermos entender um é necessário também a compreensão do outro. Esperamos que tenha gostado desse conteúdo e fique de olho nos próximos blogs!